Você lê as tabelas nutricionais dos fast foods?

Tabelas nutricionais dos fast foods. Outra notícia que chamou minha atenção hoje na Folha de S. Paulo – abaixo o texto na íntegra. Parece que nos EUA, o fato dos principais fast foods colocarem os valores nutricionais em seus produtos não fez diferença para o consumidor que continuou comendo o mesmo que antes.

Fiquei tão feliz quando os fasts brasileiros se comprometeram a fazer o mesmo… Mas será que para nós também não fará diferença? Ninguém precisa entender muito de nutrição para saber que um almoço de 600 calorias e 50% das necessidades diárias de sódio está acima do saudável para uma criança. Então penso que o conhecimento dos valores nutricionais poderia funcionar como a foto daquela beldade que a gente coloca na porta da geladeira quando estamos de dieta. Um alerta. Um aviso. Um beliscão no inconsciente.

Será que o povo americano nem lê as tabelas para não dar de cara com a realidade e sair do conformismo alimentar? Será que a gente vai fazer o mesmo e não vamos nem comer uma batata a menos? Fica a pergunta.

beijos

Mônica

Cardápio de fast food com dados nutricionais não afeta consumo

DE SÃO PAULO – Um estudo da Universidade Duke (EUA) acompanhou por um ano os efeitos da inclusão de informações nutricionais no cardápio de uma rede de fast food.
De acordo com os pesquisadores, o comportamento do consumidor que frequentava o restaurante com calorias no cardápio era igual ao da pessoa que ia a uma unidade sem essas informações.
A pesquisa será publicada no “American Journal for Preventive Medicine”.
Na região onde foi feito o estudo, no Estado de Washington, há uma lei que obriga a exposição dos dados nutricionais nas redes de fast food, na tentativa de reduzir a obesidade. No Brasil, 60 redes se comprometeram a exibir essas informações em cardápios e embalagens ainda neste ano.

2 Comments

  1. Oi, Mô.
    Ótimo post e concordo com a Neda. Acho que as pessoas não se dão ao trabalho de ler as informações porque não entendem o que está escrito. É uma pena. A propósito: sabe aquela folha de papel que o MacDonalds coloca na bandeja com diversão, curiosidades e do outro lado com as informações nutricionais? Pois bem, eles tb acrescentaram ali informações nutricionais de “outras comidas que você ingere”. Estão ali calorias e gorduras de coxinha, pastel, acho que tb de esfihas. Enfim, não sei direito qual é a intenção deles, mas o fato é que os meninos pedem para ir no Mac, mas não pedem para ir na padaria para comer coxinha pelo simples fato de eles são bombardeados por propagandas do Mac e não da coxinha do Seu Zé, da esquina.
    bjs,
    Pati

  2. Eu acho que hoje em dia ninguém come fast food sem saber que no minimo tem muitas calorias ou melhor, quem se dá ao trabalho de ler as informações nutricionais, em geral, já sabia muito bem o que estava consumindo. Essas informações não dizem muita coisa para uma parcela considerável da população.

Comments are closed.