Souflê de espinafre


A última receita feita pela doutora Ana Teresa Londres e a que menos gostei porque não tenho uma relação muito harmônica com espinafre. Na verdade, meu paladar não se encantou com a folha verde escura. Mas ficou bem bom e pode ser oferecido aos bebês já habilidosos na mastigação porque é molinho e praticamente sem sal.

SOUFLÊ DE ESPINAFRE

INGREDIENTES

2 maços de espinafre (você já encontra nos supermercados espinafre limpos porque ninguém precisa se matar na cozinha limpando verduras nesses dias preguiçosos)

250 mL de leite (que o bebê toma, inclusive materno)

1 colher de sopa de manteiga (sim, manteiga)

1 colher de sopa cheia de farinha trigo

4 ovos (separe as claras das gemas)

Sal, pimenta moída na hora e noz moscada

Farinha de rosca para polvilhar.

Modo de fazer

Cozinhe rapidamente (por 2 minutos) o espinafre em água salgada e fervente. Escorra e passe para vasilha com água gelada. Escorra e esprema bem para soltar toda água. Depois pique grosseiramente. Derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo, mexa por alguns segundos. Acrescente o leite gelado e mexa bem até dissolver a farinha e engrossar um pouco. Desligue o fogo, mexa mais um pouco para tirar o calor e acrescente as gemas. Evite colocá-las no mingau muito quente porque elas podem cozinhas rapidamente e não vão incorporar no creme. Acrescente em seguida espinafre, sal, pimenta e noz moscada. Bata com o mixer ou coloque no liquidificador e reserve. Bata as claras em ponto de neve e misture aos poucos na massa do suflê. Unte um pirex de manteiga (ou óleo) e polvilhe com farinha de rosca. Leve ao forno a 160 graus por cerca de 20 a 30 minutos. Esta quantidade rendeu 12 potes de 8 cm de diâmetro e 1 pote seria a quantidade para criança.