Sobre malwares, hackers e almoço de domingo

O blog sofreu um ataque. Um software malicioso invadiu o Comer para Crescer no sábado, dia 24/09. Passamos, eu e Mônica, as últimas 24 horas muito tensas porque não conseguíamos acessar o nosso filho querido e virtual. Não sabíamos o tamanho dos danos que estavam sendo causados nele.

Foi tenso. Ficou ainda pior quando a Roberta Lippi, do Mamatraca e do Meu Projetinho de Vida, nos avisou pelo Facebook que ela não estava conseguindo acessar o blog. “Aparece um aviso de que meu blog tem um contato com o Comer Para Crescer (provavelmente blogroll) e se eu entrar no meu blog posso também infectar meu computador. ”

Nossos corações (meu e da Mônica) apertaram ainda mais. “O que esse malware está fazendo com nosso filho?”

Enfim, a Mônica que é uma alfabetizada digital (TKG), descobriu que:

– O Google ajuda muito quem está passando por esse perrengue. Eles são tão fofos que colocam a seguinte frase: “Você foi invadido. Somos solidários a você.” Então, siga as orientações e passo-a-passo deles caso você seja invadido por um vírus.

– A partir das orientações do Google e da dica da @fabianareali descobrimos que um dos problemas estava num pedacinho do html do Contador de Visitas, que foi retirado.

– A Mônica pediu nova atualização para o Google, que levou umas 12 horas. Nesse ínterim, a situação só piorava porque íamos recebendo aviso de outras blogueiras sobre o risco delas manterem o Comer no blogroll delas. Fomos sendo barradas. Nosso filho, naquele momento, era visita indesejada. Ai, muito triste!

– Enfim, depois de muita tensão, quase nenhum link externo presente no blog e blogroll zerado, o acesso ao Comer se normalizou às 15h 45 de hoje, domingo.

– Fizemos back-up e baixamos a atualização mais recente do WP, conforme orientação do Google e do WP.

– Agora, está tudo consertado. Graças a minha super-poderosa sócia.

– O blog-roll será recolocado porque o problema não é no blogroll, mas no Plug-in do contador de visitas!

Daí a gente foi almoçar.

Coincidências da vida, tanto aqui na minha casa quanto na casa da Mônica o cardápio teve lombo assado.

A minha receita veio do livro Panelinha, da Rita Lobo. Funcionou muito. A família e o amigo-convidado do Samuel devoramos a peça quase que inteira. Já o Miguel… Bom, Miguel não me surpreendeu: não comeu a carne.

Eu comi muito, tava tensa e com muito ódio no coração. Precisava comer carne para encontrar a paz interior! Fiquei feliz porque finalmente consegui fazer um lombo úmido e muito triste por termos sofrido esse ataque. Gentinha desocupada esse povo que cria esses vírus!

beijos,

Patricia

7 Comments

  1. O meu ficou assim também porque eu tinha o site de vocês na minha lista de site lidos e recomendados… 🙁 Só sumiu depois que eu retirei o site de vocês da lista, na minha mensagem aparecia que o comer para crescer estava sendo investigado por malware e meu blog possuía conteúdo dele, também fiquei om o contador praticamente zerado no dia…. 🙁

    1. Patrícia, entre no Ferramentas do google para webmasters. Lá provavelmente já aparecerá uma aviso dizendo que seu blog está infectado. No próprio texto terá uma outro link, para você abrir, acho que do central de ajuda, que mostrará um texto em html, que contém o malware. Você precisa achar esse texto no html do seu blog. Procure primeiro nos widgets e gadgets. Entre em cada um deles para ver como é o html. Quando achar, exclua o widget do site. Volte no Ferramentas e peça para o Google fazer uma revisão do seu site (tem uma tecla para isso). No dia seguinte seu site será liberado. Espero ter ajudado!
      beijos
      Mônica

  2. Queridas, que bom que ja esta tudo certo. Meu navegador tb é o google chomer e não conseguia acessar meu blog recebendo a mesma noticia que vcs listarm acima. Infelizmente e tb com dorzinha no coração corri pelo internet explorer e excluir vcs. Hj ainda receosa, abri e vi esse confortável post. Pronto, ja estou novamente vos seguindo, afinal não consigo deixar de vir aqui. Beijos e muito mais sucessos com vosso filhote virtual.

  3. Patrícia,
    Onde tem esse passo a passo a ser seguido? Não achei na ajuda.
    Na dúvida, excluí vários links e gagets do meu blog, pois também foi atacado, assim como vários outros pelo que eu percebi. Resolveu, mas eu queria saber o que mais teria de fazer e, depois disso, recolocar meu blog-roll.
    Beijos.

  4. Não foi só no teu.

    Um monte de blogueiros estava recebendo esse aviso. No meu também.

    Me falaram pra sair od Google Chrome. desisntalei e deu certo.

    Agora vou esperar um pouco e instalo novamente.Por enquanto fico no explores. beijos,chica

Comments are closed.