Sobre salsichas e linguiças…

salsichas e linguiçasSalsichas e linguiças. Quem resiste a uma linguiça ao vinagrete no pão francês? Ou um cachorro-quente bem recheado no domingo à noite? Os embutidos são deliciosos… e perigosos! “Os embutidos são produtos feitos com resto de tripas de animais e podem ser de variados sabores. Colocam-se muitos temperos, conservantes, aditivos e realçadores de sabor. São os mais comuns: salsichas, lingüiças, mortadelas, presunto, peito de peru, salame, salaminho” explicou para nós a nutricionista clínica funcional, Ana Paula Fidélis Vilela, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e criadora do excelente blog Vitalidade Funcional.

Segundo Ana, os ingredientes colocados nestes alimentos são ricos em sal, gordura saturada, gordura hidrogenada entre outros. “Sabe-se muito que as gorduras são prejudiciais ao nosso organismo por trazerem doenças cardiovasculares, aumento do colesterol sanguíneo, modificação nas nossas células, aumento de peso e outros. O sal como vilão se for consumido em excesso, e nestes produtos a concentração dele é elevadíssima, pode levar a diversos problemas como aumento da pressão arterial, problemas renais, hiperatividade, falta de concentração, diminuição da memória e aprendizado, e outros. As substâncias como corantes e conservantes adicionados são fatores altamente cancerígenos, aumenta a concentração de toxinas no nosso corpo e também levam a hiperatividade, falta de concentração, agitação, irritabilidade, nervosismo e diminuição da memória e concentração”, diz Ana.

Assustou? Eu também. Mesmo assim, sei o quanto vai demorar para abrir mão de uma boa salsicha. Enquanto vou diminuindo o consumo dos embutidos, pensei no conceito de “menos pior” e perguntei para Ana se existia uma forma mais correta de comprar esse tipo de alimento. Veja as dicas da nutricionista:

– Olhar sempre os rótulos destes alimentos e tomar cuidado com aqueles que são light, pois geralmente o teor de gordura é menor mais o teor de sódio é muito mais elevado para dar sabor a estes alimentos.Verificar sempre a quantidade de sódio presente visto que nós podemos consumir 2000mg de sódio ao dia! Outro fator importante também é o teor de gordura saturada e trans. Compare sempre.

– Quando for comprá-los preferir sempre aquele que já vem embalado por alguma marca e nunca levar a granel em açougues e principalmente em mercados. Infelizmente não há certo controle de parasitas e quando se fala em produtos a granel este teor aumenta.

– Olhar sempre a cor destes produtos. Para as salsichas, quanto mais forte a cor for, mais aditivos terá. Mas observar sempre se há alguma mancha verde nestes alimentos. Estas informações também são válidas para os outros embutidos.

– Quando for consumir as lingüiças, salsichas, salaminho ferver sempre e no mínimo por 15 minutos. A cor da água vai determinar o quanto de conservante foi perdido.

Ela também aconselha aos pais só oferecerem embutidos para crianças maiores de 4 anos. “Quanto mais nova a criança, menos o corpo está eficiente para eliminar as substâncias químicas. Nas festinhas, se tiver pedacinhos destes alimentos não há tanto problema quanto consumi-los inteiros”, explica Ana. Essas informações são válidas para os outros produtos industrializados que as crianças tanto gostam como nuggets, hambúrgueres, etc.

Recado final da Ana: “O que determina o que a pessoa será na vida adulta é o tipo de alimentação e as condições a que estas forem determinadas. Não privar 100% seus filhos, mas sempre falar dos prejuízos! A alimentação deve ser feita sem culpas mas sempre com moderação quanto a estes alimentos”.

Nós concordamos com ela!

beijos

Mônica

5 Comments

  1. TEM SE QUE TOMAR CUIDADO POIS AS SALSICHAS, PRESUNTOS, LINGUIÇAS USAM UM CORANTE CHAMADO CARMIM QUE É FEITO DE SANGUE DE MOSCAS NO CIO QUE PODEM CAUSAR MUITOS PROBLEMAS A SAÚDE TEMOS UMA DEMANDA NA ANVISA PARA SUBSTITUIR POR UM CORANTE NATURAL DE URUCUM,MAS?????
    CUIDADO PROCUREM SABER SOBRE O CORANTE CARMIM
    ABCS
    DECIO
    MEU EMAIL declau@ig.com.br
    posso mandar maiores explicaçoes

  2. Obrigada meninas pela entrevista. Eu me lembro de ter enviado essa pergunta a voces!!! Amo linguiças e presunto! Depois do post sobre Nuggets, nunca mais comprei aqui em casa. Presto muita atenção aos rotulos das embalagens, pois vários congelados de frango são Nuggets disfarçados. Mas as linguicinhas… é dificil de abrir mão. Compro sempre da Sadia, pois tem um aspecto menos gordurento e é mais saborosa. Tento consumir apenas 2 vezes por mes e as Salsichas, tento consumir o minimo possível, fica 1 vez por mes.
    Mas é possivel viver sem comer essas coisas suculentas? Na minha infância tudo isso era parte da nossa alimentação e crescemos todos muito saudáveis, será que não estamos exagerando?

  3. Mô,
    Adorei a entrevista. Também fiquei assustada com o que ela falou e principalmente porque adoramos salsicha, linguiça, presunto, salame.Não ofereço salsicha sempre, mas compro muito presunto e dou linguiça pelo menos uma vez por semana para eles. Será que é ruim?

    beijos
    Patricia

Comments are closed.