Receitas que eu roubei do meu marido – Bolo de Laranja com Damasco

Ok, bolo de laranja tem até na padaria. Mas o bolo de laranja do meu marido… Ele é feito com damasco, o que dá um tremendo contraste e deixa a massa crocante. Cada mordida é uma surpresa! O que deixa o bolo mais saboroso – prepare-se, o comentário vai ser piegas – é o carinho. Ele sempre faz a receita no domingo à noite junto com a Isabella, os dois se divertindo muito e anunciando uma semana mais doce. Mas, tenho de confessar, que o que me faz adorar o bolo (e o marido) é que tenho a chance de fazer o que mais gosto: comer o bolo ainda quentinho junto com o café com leite. É o Nirvana!

BOLO DE LARANJA COM DAMASCO

 

Você vai precisar dos seguintes utensílios…

2 tigelas pequenas
1 tigela grande
1 batedeira
1 espátula de silicone
1 assadeira de bolo inglês (alta e retangular), de preferência antiaderente

… e dos ingredientes:

1 copo de suco de laranja
1 colher (sobremesa) de casca de laranja ralada
1 dúzia de damasco turco seco, triturado ou bem picadinho (moído não, para ele não desaparecer na massa)
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado, sem fiapo
3 ovos
¾ de copo de açúcar mascavo
2 copos de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de fibra de trigo
1 colher (sopa) de fermento

Na hora de fazer:

Em uma tigela pequena junte o damasco, o gengibre e a casca ralada com o suco de laranja. Mexa e reserve. Quebre os ovos e separe a gema das claras. Na tigela grande, bata as gemas com o açúcar na batedeira até formar um creme espumado. Junte o suco reservado e misture bem com a espátula. Coloque a farinha e a fibra de trigo e misture. Depois, bata na batedeira até a massa ficar homogênea. Junte o fermento e continue batendo. Bata as claras em neve e misture delicadamente na massa. Coloque em uma assadeira de bolo inglês (alta e retangular) antiaderente ou untada e asse em fogo baixo até que colocando um palito no meio ele saia limpo – entre 40 e 50 minutos dependendo do forno. Coma quentinho!
Um beijo da Mônica

8 Comments

  1. Parece delicioso! Pena que deu diabetes gestacional nos meus exames deste mês 🙁 vou ter que esperar um pouco para poder provar aqui em casa…

  2. Vou tentar fazer, eu juro…
    bolo quentinho com café preto…ai que vontade, deu água na boca!amo bolo de laranja e amo damasco….aiaiaiaiai
    bjs

  3. aiiiiiiii que coisa boa né?? marido boleiro deve ser o que há!!! hahaha… eu adoro cozinhar e ate mando bem,mas bolos… e a minha frustração..o negocio e tão serio que ja virou piada na familia…depoisd e 10 anos( é o tempo que tenho de casada) tentando em vão fazer bolos, desisti!!! ficavam horriveissss,ate os de caixa estragavam,juro!!!hahaha..mas pior que n tenho marido bom de cozinha para salvar a patria, ai la em casa so entra bolo comprado feito na padaria mesmo,hahaha!!! bjs e bom feriado!!!

Comments are closed.