Quando a criança começa a usar a faca?

Quando a criança começa a usar a faca? A delicada arte de lidar com os talheres começa cedo, ao contrário do que muita gente pensa. E como as dúvidas são muitas, atualizo um post que fizemos lá no comecinho do blog, contando quando a criança deve começar a usar cada tipo:

Colher – pode dar para o bebê segurar desde a primeira papinha. Assim ele já vai se acostumar, associar aquele objeto com as refeições e… fazer uma enoooorme bagunça. (Respirem amigas loucas por limpeza como eu. É saudável!). Ele só conseguirá usar direitinho por volta de um ano e meio. Usar a colher também é importante para a coordenação motora fina do bebê e a coordenação mão-olho.
Garfo – ele entra em cena aos dois anos, mas prefira os modelos com pontas arredondadas. Ela vai usar o garfo para espetar comidinhas em pedaços. Mas a colher continua sendo muito importante para pegar o arroz e feijão, por exemplo, que não “cabem” em garfos infantis. Já comece a ensinar a maneira correta de segurar os talheres.
Faca– aos quatro anos, as versões sem ser afiadas já podem ser usadas, mas com a supervisão de adultos. Ela vai conseguir cortar alimentos molinhos e também aprenderá que a faca ajuda a colocar a comida no garfo. O uso de facas normais só ocorre com sete, oito anos, e sempre com um adulto por perto.

 

 



Lógico que tudo isso depende do desenvolvimento da criança, da ideologia da família, da paciência dos pais…
Um beijo

Mônica

 

4 Comments

  1. Emília (2 anos) já usa faca, daquelas infantis. Ela corta a banana sozinha em pedaços grosseiros e depois eu termino. Também “corta” omeletes, segurando uma parte com o garfo e puxando a outra com a faca. E não tenho medo de deixá-la sozinha com a faca não… impossível se cortar com aquilo. Beijos!

  2. Adorei seu blog!!!
    tenho um tbm conto nele o drama que passei na maternidade!!!
    Receitas de papinhas!!!
    tudo sobre o desenvolvimento de seu bebe!!!
    Quem quiser conhecer e dar uma força…
    Quem me seguir eu sigo tbm!!! abraço!!!!

  3. Meninas, eu estou atrasada para dar a faca! Só a de 6 anos pede para usar e eu deixo, embora sirva mais para ajudar a equilibrar a comida no garfo do que para cortar. A colher dou desde sempre, embora eles quando novinhos preferissem as mãos sem acessórios. O garfo dou às vezes para o de 5 e para a de 3.

Comments are closed.