Porque hoje é sábado…

… é dia de se aventurar na cozinha com as crianças e tentar uma receita nova, uma terrine (em francês) ou terrina (em português). Um aparte curioso: segundo o Aulete, terrina, além de ser uma vasilha onde se cozinha os alimentos, também é um “tipo de patê, em geral de fabricação caseira, em cuja elaboração se deixam pedacinhos dos ingredientes que entram em sua composição, para que se os percebam no ato da degustação”.

Comi a Terrine de Frutas, do restaurante Rosmarino, na companhia da minha querida amiga Anna Costa. Fiquei encantada com a sobremesa. Tudo é bom. Da apresentação, muito bonita, ao sabor, delicioso e diferente. Tanto que pedi a receita para a Stela, uma das sócias do Rosmarino. A Anna me contou que já fez a receita em casa e que o filho, Vítor, curtiu. Ela, digo, a funcionária dela, fez algumas adaptações, principalmente na montagem. Usou papel-manteiga para montar (e desmontar) essa gelatina de frutas. Também dispensou as raspas de laranja.

Vou me arriscar a fazer para/com os meninos. Também não vou colocar as raspas de laranja. Sei que não serão aprovadas. Mas, se na sua casa, a família faz o estilo limpa-trilho, se joga na receita completa, que é deliciosa.

Acredita que eu não tenho uma imagem dela? A foto acima é da Terrine de Frutas Secas, também do Rosmarino. Então, abuse da imaginação.

beijos,

Patricia

TERRINE DE FRUTAS

12 a 14 porções


INGREDIENTES

 

Casca  de  duas laranja cortada em juliana, sem a parte branca.

500 gr de uvas pretas sem as sementes

500 gr de uvas tompson

15 lichias descascadas e sem caroços

1 manga grande em cubinhos

PARA A GELATINA DE MEL

2 colher de sopa de mel

1500 ml de agua

300 gr de açúcar

Raspas de duas laranjas e dois limões

16 folhas de hortela, mais hortela para guarnecer

36 gr de gelatina incolor sem sabor

 

MODO DE FAZER

Leve ao fogo a água, mel, açúcar e as folhas de hortelã, menos a gelatina. Deixe ferver até reduzir para 900 ml

Coe numa panela, dissolva a  gelatina, misturando ao líquido.

Deixe esfriar.

Leve a juliana de laranja à ferver em água por um minuto, coe e esfrie.

 

MONTAGEM DA TERRINE

Monte a terrine apoiando uma forma de pão grande numa bacia com água e gelo. Coloque um pouco do líquido e deixe na geladeira um pouco para gelar o recipiente. Tire da geladeira e acrescente a casca de laranja em juliana, espalhada uniformemente. Junte um pouco do líquido da gelatina. Faça uma camada de uva tompson +  líquido da gelatina até cobrir. Depois uma camada de  manga + o líquido. Em seguida, uma camada de uvas pretas + o líquido. Por último, coloque as lichias + o restante do líquido. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 5 horas.

Desenforme, virando a forma. Fatie, enfeite com folhas de hortelã e/ou meias fatias finas de laranja e e sirva.

 

 

1 Comment

Comments are closed.