O lado bom da pizza

o lado bom da pizza

Você conhece o lado bom da pizza?

Tá certo, ela é calórica (uma fatia tem cerca de 250 calorias em média), pode ter excesso de gordura (queijos e óleos) e embutidos (no caso da deliciosa calabresa).

O lado bom da pizza

Mas olha que legal: a massa é rica em carboidratos, que fornece a energia necessária para as crianças correrem prá lá e cá o dia inteiro. O tomate tem vitamina C e A, é um super antioxidante que protege o ainda ingênuo organismo infantil. Já a mussarela contém proteínas e cálcio, ótimos para ossos em crescimento. A rúcula, escarola e outras verduras são excelentes fontes de vitaminas e nutrientes, e são absurdamente mais fáceis de serem consumidas na forma de pizza do que de salada. Assim como os cogumelos e palmitos, cheios de cálcio e vitamina B. Atum oferece proteínas, ferro, minerais e ainda possui o tão procurado ácido graxo do tipo ômega-3, o bonzinho da vez para o coração. O manjericão, alho e orégano, os melhores temperos para a redonda, ajudam na digestão, são diuréticos e expectorantes, respectivamente. E aquelas gotinhas de azeite de oliva que você coloca antes de comer são ricas em hdl (o colesterol bom) e nas vitaminas A, D, E e K, todas importantes para o desenvolvimento da garotada. Por fim, temos a azeitonas: quem não as coloca de lado ganha vitaminas A, E e sais minerais.

Enfim, já notou que é a cobertura que garante o sucesso nutricional? E não exagerar na quantidade?
Uau! A gente ia continuar comendo de qualquer forma, mas agora dá para colocar a pizza na mesa da família sem culpa!

um beijo da Mônica

Foto: Shutterstock/Michael Onisiforou

 

3 Comments

  1. Não esqueça do licopeno dos tomates (mesmo o molho) e as fibras do palmito, milho e verduras. Bom lembrar, também, que os embutidos contêm muito sódio e conservantes. Muito sódio também nas azeitonas e em mozarelas de má qualidade e no provolone e gorgonzola. Enfim, cada um deve estar salivando com um sabor diferente. Eu mesmo logo me lembro da pizza da Esperanza (São Paulo), simples e deliciosa, de mozarela de búfala e molho de tomates frescos. Aguardo pegar moda a massa com farinha de trigo integral (de fermentação mais difícil). Nas caseiras uso um disco ótimo da Wickbold, feito com 7 grãos, encontrado em bons supermercados (podia ser mais macio).

  2. Mô,
    Eu não sabia, mas desconfiava que a pizza era coisa boa de oferecer aos filhotes. Não há como uma comida de origem italiana ser um veneno para as artérias, mama mia!
    beijos da Pati.

  3. Tem uma pizzaria em BH que traz no cardápio as calorias de cada pizza. É impressionante a diferença. Dependendo do sabor, você ingere de 150 até 400 calorias por fatia! Ajuda muito na hora de optar entre uma quatro queijos e uma marguerita…

Comments are closed.