Massa com gorgonzola, salsão e cebolinha

Na semana passada eu dei uma receita de papinha com salsão. Também conhecido como aipo (lembra aqueles palitinhos verdes refrescantes que os personagens comem nos seriados e novelas, quando estão de regime? Pois bem, é o aipo/salsão), ele contém pequenas quantidades de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras, o que ajuda o intestino. E, para nós adultos, é bom pois age como antioxidante, evitando a destruição das células. Quando seu sabor é apresentado para a criança desde cedo pode ser bem aceito – eu sei, é verde, talvez precise de uma negociação…
Fiquei com saudade de colocá-lo na comida e resolvi pesquisar receitas. Achei aqui, essa de macarrão, mas lá ainda tem outras receitas bacanas:

Massa com gorgonzola, salsão e cebolinha

Ingredientes:
200 gramas de queijo gorgonzola macio;
1 maço pequeno de cebolinha verde;
2 talos de salsão com as folhas;
sal e pimenta-do-reino;
320 gramas de fusilli;
azeite de oliva.
Preparo:
Cozinhar o macarrão em bastante água fervente com sal. Enquanto isso, limpar o salsão, eliminando os filamentos, lavar e enxugar bem. Em seguida, picar o salsão grosseiramente. Limpar e lavar a cebolinha e picar. Eliminar a casca do queijo, cortar em bastões pequenos e colocar numa tigela grande o suficiente para juntar o macarrão. Escorrer o macarrão quando estiver al dente, deixando-o um pouco úmido. Reservar um pouco da água para a tigela com o queijo e misturar bem, de modo que o queijo derreter com o calor da massa. Se necessário, adicionar um pouco de água reservada. Adicionar o salsão, a cebolinha e um fio de azeite. Polvilhar com uma boa pitada de pimenta-do-reino e servir a seguir.

Você pode substituir o gorgonzola – que nem toda a criança curte – pelo queijo preferido do seu filho.

Um beijo da Mô

2 Comments

  1. O salsão é uma verdura refrescante e com sabor suave e marcante. Indispensável nos pratos orientais que levem legumes, vai muito bem nas sopas. Deve ser muito usado por norte-americanos, pois nos filmes, sempre que alguém chega em casa com comida, leva um saco de papel Kraft (pardo) com uma folhagem de salsão transbordando. Para o que será hein? Hein? Sugiro cozinhar um pouco com o arroz e retirá-lo. Não tempere nem com sal nem com cebola, e terá um sabor asiático.
    Imagine o que poderia fazer com o funcho (erva-doce fresca), que tem alguma semelhança com o salsão e sabor de aniz.
    Falando em temperos, não deixem de comparar o uso de tempero fresco com o seco. Podem começar com os mais fáceis de encontrar, como o orégano. É muito sedutor!

  2. Oi, Mô.
    O salsão também é ótimo para ser colocado no molho vermelho caseiro.

    beijos da Pati

Comments are closed.