Higiene na cozinha

Higiene na cozinha. Faça um teste rapido para saber a quantas anda seus conhecimentos sobre a limpeza dos alimentos e da sua cozinha. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas frases abaixo e depois (só depois tá?) confira as respostas que vem em seguida.

beijos

Mônica

 

TESTE

1) Devo tomar cuidado especial com a higiene dos alimentos que dou para meu filho ( )

2) Posso fazer minhas compras em qualquer lugar, desde que ele ofereça variedade ( )

3) Não há problemas em comer alimentos com agrotóxicos ( )

4) A comida que fiz para o almoço pode ficar em cima do fogão até a hora do jantar ( )

5) O preparo dos alimentos exige cuidados ( )

6) Quem faz comida na minha casa deve cuidar da própria higiene ( )

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

RESPOSTAS

1) VERDADEIRO – Com o fim do aleitamento materno, também acaba a imunidade que a criança recebia da mãe pelo leite. O início da alimentação traz novas possibilidades de contágio. Seu filho agora conta com as próprias resistências e fica mais exposto aos riscos que um alimento mal lavado, mal cozido ou deteriorado pode causar.

2) FALSO – Compre sempre em locais conhecidos, onde a qualidade dos alimentos seja assegurada. Lembre-se de que legumes, verduras e frutas devem estar fresquinhos, com aparência bonita, sem partes machucadas e em boas condições de higiene e armazenamento. Também fique de olho na data de validade.

3) FALSO – Eles não são recomendados, mas fazem parte da nossa realidade. O jeito é tentar dribá-los. Não acredite, por exemplo, nos morangos maravilhosos do mercado. Eles podem ser resultado desses defensores químicos. A solução é lavar o alimento muito bem e, sempre que possível, comprar os produtos orgânicos.

4) FALSO – Os alimentos preparados e os crus devem ser guardados na geladeira. Eles podem ser contaminados se deixados na temperatura ambiente ou se o refrigerador não estiver trabalhando direito e atingindo a temperatura em torno de 4 a 5 graus. Mesmo os alimentos embalados que não foram usados devem ser guardados em locais limpos, secos, tampados e longe do contato de animais. E não reutilize o que sobrar no prato.

5) VERDADEIRO – Frutas e hortaliçãs devem ser bem lavadas antes do consumo. A recomendação dos especialistas é de que, até a criança completar 12 meses, os pais prefiram oferecer alimentos cozidos e frutas sem casca para evitar riscos.

6) VERDADEIRO – Valem os cuidados básicos que qualquer cozinheiro deve ter: lavar sempre as mãos antes e enquanto cozinha e manter os cabelos presos. Não espirrar, tossir e fumar também são boas dicas para evitar a contaminação dos alimentos.

 

P.S. Esse teste foi publicado originalmente no Guia da Nutrição Infantil que fiz para a revista Crescer

4 Comments

  1. Todo o cuidado é pouco na higiene dos alimentos. Isto não é só prevenção, é saúde e alimentação envolve bem estar e qualidade de vida.

  2. Passei de ano! hihihi Tento fazer da minha cozinha um ambiente limpo, mas sem neuroses. Acho fundamental atentarmos para um dos lugares com mais bactérias da casa, né? Taí uma sugestão de post p vcs: erros de cometemos na cozinha, tipo lixinho de pia, tábua de madeira…
    Jokas da Mi

  3. Não sou neurótica, mas penso sim, e tento passar essas noções de higiene para eles. Dia desses meu filho desenhista de 5 anos me perguntou a cor dos germes, rsrsrs.

Comments are closed.