É tempo de…

… limão, figo goiaba, uva. E também de abacate. Também é tempo de milho verde e quiabo (ui!). E também de bataba, beringela, jiló (ui!), pepino, pimentão.

Você sabia disso tudo? Eu, não. Encontrei esses dados no site da Pro Teste e também no do Ceagesp. Saber qual a época dos produtos, já ensina o dito popular, é importante para aumentar a oferta de comidinhas mais saudáveis as crianças e, de quebra, pesar menos no bolso.

A partir de agora, você fica sabendo das frutas e legumes da época olhando na coluna aqui da direita. E, diante das frutas e legumes que estão em alta, definitivamente, tenho de admitir que vivemos uma entresafra braba. 

A tabela da Pro Teste está aqui. E aqui está a do Ceagesp. Elas são daquelas coisas legais de salvar no computador e consultar sempre que se faz lista de supermercado ou da feira.

beijos da Pati

6 Comments

  1. Há vários tipos de manga (manga-rosa, espada, bourbon, ubá, Tommy Atkins, Keith etc.). A que eu mais aprecio é a Palmer. Sabor excelente e quase sem fiapos, boa para dar para criança. Fique atento.

  2. ZZ,
    Epa, não sei. Mas fiquei curiosa. Conta pra gente.

    Laura,
    Vou tentar lembrar disso todos os dias (rsrsrs). Então, agora é que eu faço o bolo de banana. Hoje.

    Lu,
    Lançarei o seu (e meu) apelo. Torce daí que eu torço daqui pra aparecer receita bem gostosa pq essa dupla é uma dureza…

    Sarah,
    Não se impressione com a carinha de eca para a manga. Os pediatras ensinam que devemos oferecer a comidinha nova e notar a reação da plateia, se for ruim, devemos repetir a nova comida daqui uns 10 dias, sem medo de ser feliz, e fazer esse esquema mais umas várias vezes até ter certeza que o negócio não vai mesmo. Aí, sim, pode-se dizer que a criança tem aversão a determinado alimento. Ensinam que a criança precisa se acostumar aos novos sabores e não se deve forçar pq daí ela passa a ter aversão.

    beijos da Pati

  3. Adorei as dicas também. Sempre dou alimentos novos pro Bento experimentar. Os últimos foram manga e batata-doce (a manga ele não gostou muito, a batata-doce adorou).
    Ah, concordo com o ui! para jiló… mas adoro quiabo! 😛

  4. Oi, Pati!
    Notei pelo "ui" que os verdinhos jiló e quiabo não são os legumes preferidos aí na sua casa, né? Eu até suporto o quiabo, mas do jiló passo longe. Apesar disso, gostaria de cozinhá-los para o Bruno. Afinal, ele não precisa acompanhar os gostos da mamãe. Será que alguma leitora do blog tem receitas legais para esses dois e quer dividi-las?
    Bjoca.
    Lu

  5. Em primeiro adorei a dica !!!
    Gostaria apenas de fazer um comentário de que devemos tomar cuidado para não oferecer aos nossos filhos somente os alimento que nós gostamos, as vezes acabamos esquecendo que os legumes/frutas que não gostamos, podem ser do gosto dos pequenos!!!

    Por fim
    O BOLO DE BANANA COM AVEIA É FANTASTICO!!!!
    Dica: dá pra fazer com açucar refinado, mas ai a quantidade de açucar deve ser reduzida !!!

    grande beijo

  6. Vocês sabiam que segundo a antroposofia a batata inglesa e a berinjela não são indicados para as primeiras papinhas para os bebes?
    Tem uma história muito interessante.
    Beijos
    ZZ

Comments are closed.