Dia Mundial da Alimentação

Hoje, sexta-feira, 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação.

Nosso desejo:
Que toda família tenha a oportunidade de oferecer aos filhos alimentos saudáveis sempre e uns porcaritos de vez em quando, mas só muito, muito, muito de vez em quando.

Um estudo da Consumers International, publicado na Folha de S.Paulo de hoje, mostra que as junkies foods podem ser muito mais prejudiciais para o organismo das crianças do que imaginamos.

As quantidades de açúcar, gordura e sal presentes em apenas um dos combos das fast foods podem ultrapassar em 50% as necessidades diárias desses nutrientes para crianças com mais de 6 anos. Para as crianças entre 4 e 6 anos, o mesmo lanche pode significar, inacreditáveis, 70% das necessidades diárias de sódio, açúcar e gordura!

E, se você, acostumado a verificar apenas a quantidade de açúcar e gordura dos alimentos, não entendeu porque falamos do sódio é hora de saber que ele pode causar pressão alta, inclusive nos pequenos. Segundo especialistas, atualmente a hipertensão infantil chega a 1% da população no Brasil (há cerca de 23 milhões de crianças entre 0 e 6 anos no Brasil). Parece até um número baixo mas inadimissível quando paramos para imaginar como estará o organismo dessas crianças quando adultas.

Em nossas casas, os “passeios” até o “MaC”, que num passado ocorriam uma vez por mês, estão cada vez mais raros. Não lembramos de ter ido ou levado as crianças a uma lanchonete nos últimos dois meses.

O maridão da Pati já decretou: “Eu não gasto mais o meu dinheiro para entupir os meninos de sódio, gordura e açúcar e com lanche de sabor ruim. Os meninos podem pedir, implorar, chorar, espernear, fazer juras de amor eterno, que EU não levo”. O maridão da Mô só apresentou para as filhas o sorvete de casquinha e, se depender dele, continuará assim nos próximos 20 anos.

Recado dado. Recado entendido. O jeito foi comprar lenços de papel para aplacar as lágrimas, sentar e esperar a raiva da molecada passar. Tem dado certo. As crianças não sentem a menor falta e, sinceramente, gostavam mesmo eram dos brindes. Pagamos R$ 9 e compramos apenas o brinde. Não levamos o lanche “entupidor de veias coronárias”.

Feliz Dia da Alimentação!

beijos da Pati e da Mô

1 Comment

Comments are closed.