Como melhorar o café da manhã da sua casa

Aqui em casa o café da manhã não é exatamente como eu queria: sempre tem pão, leite, café ou chá, manteiga e iogurte. Mas sinto falta de algo mais, de variação.
Descobri que eu e mais de 30% dos pais do Brasil. Foi isso que constatou uma pesquisa feita pela Nestlé e que eu contei aqui.
Para lançar sua campanha – Café da manhã é + do que você imagina – foi realizado um evento muito simpático com especialistas. E aí, lógico que eu e Patrícia tratamos de tirar várias dúvidas e pegar dicas para vocês.
Olha só:

  • O café da manhã ideal deve ter 1 porção de leite ou produto lácteo, 1 porção de cereal/carboidrato + 1 porção de fruta.
  • O café da manhã é importantíssimo pois é quem vai dar energia depois de um longo tempo de sono. E também é um novo momento de reunião familiar, já que muitos pais trabalhadores só vão ver os filhos no fim do dia.
  • É importantíssimo que a criança veja a mesa posta quando acordar. Vendo isso todos os dias, vai se animar a experimentar alguma coisa.
  • “Estudos mostram que pessoas que tomam café da manhã tem melhor capacidade cognitiva – aquela capacidade que nos dá o poder de se adaptar as situações, resolver problemas, entender o mundo”, diz Mauro Fisberg, pediatra e nutrólogo da UNIFESP.
  • As pesquisas também mostram que crianças que tomam café da manhã têm uma atitude mais positiva em relação à escola, melhores pontuações em matemática e português, melhor capacidade de memorização.
  • O maior problema relatado pelos especialistas é o fato do café da manhã ser uma refeição monótona, cheia de repetições, feita rapidamente e com a criança mandando no cardápio. Isto é, sempre a mesma coisa e apenas o que ela conhece e quer.
  • Quem não toma café, transforma o almoço na primeira refeição do dia. E ele não dará conta de nutrir de forma adequada. “Perdemos a chance de consumidor nutrientes que não aparecerá em outras refeições, como o cálcio”, diz a professora Silvia Franciscato Cozzolino, nutricionista da USP.
  • Você não vai conseguir mudar o hábito de uma criança do dia para o outro. Por isso, não desanime se você fez café da manhã de novela a semana inteira e ela recusou. Continue tentando até ela comer mais (ou alguma coisa)
  • É preciso oferecer sempre 10, 20 vezes a mesma coisa para ter certeza de que ela não gostou. E isso também vale no café da manhã.
  • Mas lembre-se que insistir é diferente de obrigar

Dicas bem legais, né? Para ter mais dicas você pode acessar o site da campanha aqui.

E agora, a foto das madrinhas da campanha, que foram fofas, fofas, fofas com o COMER PARA CRESCER:

Beijos
Mônica.

5 Comments

  1. MEU FILHO GERALMENTE COME UMA BANANA,UM SUCO E UM IOGURTE.POR OUTRA TOMA UMA VITAMINA DE BANANA COM AVEIA SEMPRE NO CAFÉ DA MANHÃ … ELE TEM TRÊS ANOS E AGORA ELE ESTAR NA CRECHE E TODOS OS DIAS ELE LEVA DE LANCHINHO FRUTAS ,SUCO E IOGURTE …. SINTO QUE ELE NÃO TEM SE ALIMENTADO BEM NA CRECHE COMO REPOR O QUE ELE NÃO TEM CONSUMIDO NA CRECHE POIS EM CASA ELE COME DE TUDO E LÁ ELE NÃO COME QUASE NADA A NÃO SER O LANCHINHO QUE ELE LEVA TODOS OS DIAS ….ME DAR UMA DICA POR FAVOR

  2. Eu amo café da manhã. E me frustra não conseguir dar café na mesa pro meu filho…Tenho que insistir muito pra ele comer qualquer coisa, e fazê-lo sentar pra comer já é outro desafio. Fora que tenho um bebê, então de manhã eu to mega cansada…Mas, no final se semana sempre tento colocar a mesa direitinho em todas as refeições. Já é alguma coisas, né? …rsrsrsr….

  3. dou uma adiantada no processo do café da manhã (separo praticamente tudo o que vai ser utilizado na manhã seguinte e deixo na geladeira ou já sober a mesa)… dessa maneira a correria da manhã seguinte é um pouco amenizada e o filhote já acorda com o cheirinho do café e da torrada quentinha no ar… é verdade, nem sempre ele topa comer o que ofereço, mas daí a gente faz umas trocas… a maçã pela banana ou suco de laranja, o leite de soja pelo leite com chocolate.. é só dar uma perguntadinha básica antes.. “o que vamos comer hoje?” e partir para a comilança… desde bebê ofereço o café da manhã para ele… de final de semana (quando é ele quem nos acorda, rsrsrs) ele já levanta perguntando “o que vamos comer no café da manhã?!”

  4. Oi Mônica,
    foi ótimo ler esse post. Eu estarei no evento de lançamento da campanha aqui no Rio. As dicas foram ótimas e estou louca para ter mais informações. Essa participação vai ser muito útil para mim. Preciso me disciplinar mais para manter o hábito saudável do café da manhã. As vezes me deixo levar pela correria do dia a dia.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  5. queria muito poder tomar cafe da manha antes de sair, mas é tão corrido que sempre como no trabalho, e de manha dou somente o leite pra minha filha (e ela lancha na escola). no fim de semana sempre que dá faço uma mesa bem bonita pra familia tomar cafe junta. mas durante a semana é impossivel.
    beijos

Comments are closed.