Comidinhas para as férias

Sugestão bacana do Cássio: hoje, saiu no Folhateen (Folha de S.Paulo), três sugestões de comidinhas para as férias, criadas por jovens chefs. As receitas são para os teens, mas achamos que as crianças também vão gostar. Anote:

Panino milanese vegetariano
por Lucas Ramos, 22

Ingredientes
– 1 pão ciabatta
– 1 abobrinha italiana média
– 1 cenoura média descascada
– 2 mozarelas de búfala
– 100 g de rúcula fresca
– 60 g de tomate-cereja
– 50 g de mostarda dijon
– 50 ml de azeite
– Sal e pimenta

Modo de preparo
Corte a ciabatta ao meio. Passe a mostarda nas duas metades do pão. Corte a abobrinha e a cenoura na longitudinal. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Tempere as fatias dos legumes com azeite, sal e pimenta a gosto. Grelhe cada fatia até que fiquem levemente tostadas. Monte no pão a abobrinha e a cenoura, acrescente a mozarela de búfala cortada em rodelas e leve ao forninho elétrico por seis minutos a 180º C. Tire do forno, acrescente a rúcula e os tomates-cereja picados. Finalize com a parte de cima da ciabatta.


Biriba
por Renata Vanzetto, 21

Ingredientes
– 1 lata de leite condensado
– 1 pacote de bolacha maisena bem quebradinha
– 3 colheres de sopa de chocolate em pó
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
– Açúcar
– Forminhas de brigadeiro

Modo de preparo
Ligue o fogo no médio e coloque em uma panela o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Mexa até dar ponto de brigadeiro. Jogue a bolacha triturada. Em uma travessa, ponha a mistura para esfriar. Enrole a massa, sempre passando manteiga na mão, e role as bolinhas no açúcar. Coloque-as nas forminhas.


Ciabatta com milanesa, queijo e folhas verdes
por Henrique Schoendorfer, 24

Ingredientes
– 1 pão ciabatta médio
– 200 g de contrafilé limpo
– 100 g de farinha de rosca
– 100 g de farinha de trigo
– 1 ovo ” folhas verdes variadas
– 2 fatias de queijo prato
– 400 ml de óleo vegetal para fritura
– Sal e pimenta

Modo de preparo
Quebre o ovo num prato e bata-o levemente com um garfo para misturar a gema com a clara. Separe em três pratos o ovo batido, a farinha de trigo e a farinha de rosca. Tempere o contra filé com sal e pimenta a gosto. Esquente uma frigideira com o óleo vegetal. Passe o contrafilé na farinha de trigo, depois no ovo e, por último, na farinha de rosca. Frite-o imediatamente por dois minutos de cada lado, em média, ou até dourar. Corte o pão ao meio e monte a milanesa com as duas fatias de queijo. Deixe no forno até derreter o queijo. Retire do forno e coloque as folhas verdes. A sugestão é temperar as folhas com azeite, limão siciliano e sal.

beijos

Mônica