Comida ajuda na hora de dormir?

 

 

A Rede Mulher e Mãe propôs uma blogagem coletiva sobre o sono e achei super interessante não só para uso próprio, mas também para falar sobre um assunto que pouca gente comenta: afinal, comida pode ajudar no sono do bebê e da criança?

PODE SIM!!!

Anote algumas dicas que aprendi nos últimos seis anos como mãe de uma duplinha da pesada – elas têm cara de princesa, mas na hora de dormir…

 

 

 

 

   O mais indicado é um jantar gostoso entre cinco e meia e seis horas e, antes de dormir, um leitinho morno ou quente, que pode vir acompanhado de achocolatado ou não. Deixe as camas arrumadas, coloque o pijama confortável e quentinho,  e ofereça o leitinho. Os horários podem variar conforme a rotina da família.

   Depois dos dois, três anos, a criança já tem uma certa fominha nessa hora – a da ceia. Então o leite pode vir acompanhado de umas duas bolachinhas gostosas, leves e adocicadas, mas sem recheio. Vamos repetir, sem recheio, tá? A ideia é que a ceia seja algo mais leve do que um lanche.

   Não empaturre a pobre criança! Quando vai para a cama com o estômago cheio, diferente de nós adultos que nos conformamos com a bobagem feita e tentamos dormir, a criança fica MUITO incomodada e nem sabe porquê. Vai rolar prá lá e prá cá, vai te chamar, vai reclamar que a barriguinha tá doendo, vai chorar sem nem conseguir falar. Se o jantar saiu mais tarde, atrase a hora de dormir também ou aguente as consequências…

   Mas também não deixe a garotada dormir com fome. Batata que ela irá acordar no meio da madrugada pedindo comida. Quando você perguntar se ela está com fome e a resposta for uma carinha de dúvida, sugira algo como o tal leitinho, uma bolacha, um suco, algo que ela goste. Provavelmente ela está com muito sono e com preguiça de pensar no que comer.

   A ciência ainda não provou, mas os pais sim: açúcar deixa a criançada ligadíssima! Por isso a ideia da ceia deve ser algo não tão elaborado. Nada de bolos com chantilly ou sorvetes com calda de chocolate. Ou você passará a noite brincando com seu filho…

   Bebês pequenos precisam de uma boa mamada antes de dormir. Isso não significa espremer o peito para dar mais leite, colocar medidas a mais do leite em pó na mamadeira ou, o que é pior, engrossar com algum tipo de pó suspeito – o efeito pode ser inverso e ele reclamar de barriga muito cheia. Basta dar o peito com calma, relaxada, para o bebê sugar o que ele precisa. Ou fazer a mamadeira com alguns mls a mais. Só isso.

   Não dê chás para bebês com menos de seis meses. Tem muita gente que faz isso pensando em acalmar a criança, mas isso pode atrapalhar seu paladar, principalmente se ele é amamentando exclusivamente. E ninguém sabe se realmente faz efeito. Se quer usar o chá, coloque um saquinho de chá de camomila na banheira do banho dele só para ficar um aroma gostoso. Isso vai acalmar você e ele.

   Crianças maiores tem sede durante a noite. Se não quiser ser acordada(o)  para resolver o caso, deixe uma garrafinha com água ao lado da cama do pequeno. Aqui em casa ensinei as meninas a usarem a garrafinha com tampa de bico (aquela que os atletas gostam), assim não corre o risco de virar água na cama na hora de matar a sede. Você pode até deixar o bico já na posição aberta. Só lembre de colocar água fresquinha toda a noite e lavar a garrafa de manhã. No verão, costumo colocar água gelada porque assim ela se mantém fresca por mais tempo.

 

beijos

Mônica

 

8 Comments

  1. Oláá,

    Nossa, nem fazia idéia destas dicas!! Muito bom saber!! 😉

    Sem querer, aqui em casa já seguimos a dica do leite morninho, funciona q é uma blz!!

    Temos uma rotina de banho, pijaminha, leitinho morno e cama!!

    Adorei!!

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)

    @bagagemdemae

    http://www.bagagemdemae.com.br

  2. Mô,
    Faço tudo errado:
    – dou a ceia no horário do jantar e o jantar no horário da ceia!
    – eles se empaturram, depois comem fruta e doce!
    Resultado: ontem eram 22h e os garotos que tinham de estar dormindo às 20h30 estavam ligados! Será que consigo mudar a rotina? Pq fome às 18h, eles têm. Eu é que morro de preguiça de fazer o jantar com o sol ainda se pondo!
    Adorei as dicas,
    beijos
    Patricia

    1. Querida, eu te entendo. Aqui em casa só dá certo porque eu combinei com a Edna dela dar o jantar antes de ir embora e como ela sai às 18h30, todo mundo come antes. E a Isabella volta da escola morta de fome!
      beijos

  3. Ahhh.. certeza que a alimentação influencia no sono. E como…
    Por aqui, oferecemos um leitinho morno, por enquanto sem achocolatado (Laura tem 1 ano e meio).
    E sim, já percebemos que o doce estimula a criança. Por isso, não oferecemos mais nenhum docinho para a pequena depois das 18h.

    Depois que jantávamos, ela sempre comia umas lasquinhas de chocolate com a gente. Ela ficava agitada e não queria dormir, só brincar. Pois, cortamos. Nosso e dela também. Parece que vem dando certo =)

    Bjos.

  4. Maravilha de dicas, Mô!

    Eu costumo observar que comidas no almoço deixam minha filhota mais sonolenta no início da tarde, pedindo aquela sonequinha… minha esposa e eu acabamos percebendo algumas refeições pro-sono hehehe

    Não tem comprovação científica e certamente varia pra cada criança, mas é uma dica para os pais conhecerem ainda mais os pequenos 🙂

Comments are closed.