Cardápio semanal número 5

Cardápio semanal. Mais uma sugestão de cardápio! Vale explicar o seguinte: esses pratos são os que faço em casa, levando em conta a preferência da minha família. Eles servem como inspiração para você. Outra dica: as carnes não são fixas. Procuro sempre o que está mais barato no supermercado naquela semana ou mês. O filé de truta pode virar filé de pescada, por exemplo.

um beijo

Mônica

SEGUNDA

Almoço: Carne de porco à chinesa (Carne de porco, salsinha, shoyu, brócolis, cogumelos, gengibre)

Jantar: Filé de truta (Filé de truta, cogumelos, salsinha, amêndoas fatiadas, manteiga, limão, tomilho)

TERÇA

Almoço: Escalope de frango e provolone (Filé de frango, provolone)

Jantar: Sopa de creme de alho poro (alho poró, batata, água, iogurte, sal, salsinha, azeite, torradas)

QUARTA

Almoço: Espaguete ao limão, manjericão e iogurte  (Espaguete, limão, manjericão fresco, iogurte)

Jantar: Quibe (Fraldinha moída, hortelã, cebola, pimenta síria, trigo p/ quibe)

QUINTA

Almoço: Filé de alcatra com legumes na manteiga       (alcatra, legumes e manteiga)

Jantar: Parpadele com molho de gorgonzola (Parpadele, molho de tomate, gorgonzola, parmesão)

SEXTA

Almoço: Frango crocante assado (filé de frango, molho de laranja, farinha de rosca (ou feita com torrada triturada)

Jantar: Pizza (Pizza 7 grãos Focaccia Wickbold, molho de tomate, alho, mozarela ralada)

SÁBADO

Almoço: Salmão no forno (Filés de salmão, manteiga, limão, cebolinha, sal, pimenta do reino, papel alumínio)

Jantar: Wrap de carne louca (Pão sírio, carne louca ou rosbife, requeijão, mozarela fatiada)

7 Comments

  1. Monica,

    Gostaria de saber como se prepara o almoço de quarta feira e o almoço de sexta feira.
    Obrigada,

    Eliana

    1. Oi Eliana,

      O espaguete com limão é bem fácil. Você cozinha o espaguete de sua preferência. Depois de escorrer, ainda com ele quente, jogue o iogurte, uma pitada de sal, esprema meio limão e salpique com as folhinhas de manjericão. Tenho uma outra versão onde vai também azeite e queijo ralado, fica mais consistente.
      O frango crocante assado é assim. Você tempera os filés de frango com suco de laranja (da laranja espremida não os de caixinha!). Depois passa pela farinha de rosca e coloca para assar em fogo médio por aproximadamente meia hora. Fica uma delícia. Outra versão é passar os files no ovo e na farinha de rosca, assar e fazer um molho de laranja a parte, com suco de laranja e mel. Veja o que sua família gosta mais.
      beijos e boa sorte!
      Mônica

  2. Mônica,

    Acho que vou me convidar pra almoçar na sua casa (com reforma e tudo!) pois esse cardápio é maravilhoso!!!! Mas o Leo morreria de fome! Amém, que a Isa come tudo isso e estou orgulhosa, dela de comer tanta variedade e de vc de cozinha com tanta “maestria”.

    bjs

    1. Vixe, Má, quem cozinha em casa é o Cássio! Eu só vou lá, pego o caderninho, anoto as receitas como boa jornalista e depois tento fazer igual. Tem umas que tiro até foto para fazer direito. Tenho de desenhar (rsrsrs). Mas depois do que vi que você fez na festa do Leo, você não fica atrás dele… Mas venha almoçar com a gente sim, na casa nova. Vc não imagina o gostinho especial que cimento dá…
      beijos

  3. Mô,
    salvação da semana. adorei todas as sugestões. que tal dividir a receita, por exemplo, da carne de porco e da alcatra com legumes na manteiga?
    bjs

    1. Vamos lá, Pati: a da carne de porco chinesa é assim: você corta copa lombo em tirinhas e tempera com sal e pimenta. Coloca um pouco de azeite na panela (melhor aquelas do tipo wook) e refoga um pouco a carne. Tira, coloca um outro pouquinho de azeite e refoga a salsinha junto com o cogumelo e o brócolis picadinho. Junta o shoyo e lasquinhas de gengibre. Fica bem gostoso! O filé de alcatra também temppero com sal e pimenta e dou uma fritada na panela com um pouquinho de manteiga (não é o mais recomendado, mas eu acho que deixa um gosto mais gostoso). Os legumes, pego o que tenho em casa, pico e passo na mesma panela com mais manteiga. Dou só uma refogada e pronto. Fica com cara de prato chique! Mas sabe que estou pensando em fazer no papel alumínio, no forno.
      beijos

Comments are closed.