Ainda sobre as papinhas prontas

papinhas prontasPessoal, o post de segunda “Papinhas prontas X Comidas Industriais” gerou uma polêmica danada. Por isso, resolvi esclarecer alguns pontos:

1) as informações que escrevi sobre as papinhas prontas foram apuradas e checadas anos atrás, quando fiz uma matéria sobre isso. E confirmadas em várias entrevistas com especialistas diferentes desde então. Elas não foram dadas pelos profissionais da Nestlé, como alguns leitores parecem acreditar. Um dos princípios básicos que eu e a Patrícia temos como jornalistas é justamente tomar cuidado com as pessoas que entrevistamos. Logo, se queremos analisar um alimento, podemos até falar com a empresa responsável, mas vamos entrevistar outros especialistas. Ouvir os dois lados é sempre o mais correto, certo?

2) A intenção do post não é sugerir que as pessoas ofereçam papinhas prontas para o seus bebês. De forma alguma. O objetivo era apenas mostrar que, no caso de você ser uma das inúmeras famílias que preparam macarrão instantâneo ou qualquer outro alimento industrializado para o seu bebê, socorro, não façam mais isso. Se o problema é falta de tempo, paciência ou vontade de cozinhar, então pelo menos fique com a papinha pronta que não contém o excesso de sódio, açúcar e gordura desses produtos. E sim, essas famílias existem e em grande número, como mostra uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Foi ótimo que várias pessoas deixaram comentários dizendo que arranjam tempo para cozinhar para os filhos. Isso é excelente! Mas, como nem todo mundo é assim, fiz uma tentativa de achar uma solução mais tolerável para eles. Afinal, aqui no blog temos de pensar/cuidar de vários estilos de famílias.

beijos,

Mônica

4 Comments

  1. Incrível, tenho adorado tudo que encontro por aqui. Não é tão fácil encontrar pessoas com opiniões razoáveis,com algo realmente a dizer. Coisas interessantes, fora do lugar comum. Adorei!

  2. Adorei saber isso. Já estava a fim de comprar as papinhas para mim mesma rs para os dias mais corridos nao ter que comer um salgado com suco na lanchonete! obrigada pela info!

  3. Adoro o blog e as dicas que vs dão! Meu filhote come bem, mas adora macarrão instantâneo. Por isso tenho uma dúvida. O que faz mal? O macarrão ou tempero?
    Pois faço pro meu filho o macarrão, mas não uso o tempero dele… e sempre incremento com legumes, ovo ou carne… Vcs poderiam me ajudar?

    1. Oi, Janaína.
      Sim, ajudaremos, com prazer. Muito bom incrementar com legumes e proteínas (ovos e carne). O problema do macarrão instântaneo é que ele é pré-frito. Além do excesso de gordura, ele tem muito sódio, mesmo sem o tempero. Por que você não experimenta dar o macarrão tipo cabelinho de anjo, que geralmente demora entre 3 e 4 minutos para cozinhar? É uma opção mais bacana…
      bjs

Comments are closed.